Transformando vidas através
do presente da Mobilidade

Histórico

Nossas Parcerias

O primeiro container chegou em 2005 depois de um programa de intercâmbio de Rotary chamado IGE

Em 2004, o Governador do Distrito 4630 de 2005-06, Amaury Couto participou como líder de equipe do IGE – Intercâmbio de Grupo de Estudos, nos EUA. Lá conheceu a Free Wheelchair Mission e recebeu o desafio de receber um container com 500 cadeiras de rodas para ser distribuído no Brasil.

Ele aceitou o desafio e convidou a rotariana Renata Mestriner Krambeck, que tem uma empresa especializada em comércio exterior, para descobrir o caminho para conseguir receber a doação internacional.

Renata então passou a coordenar o programa que recebeu seu primeiro container em 2006. Desde então a parceria com a Free Wheelchair Mission só cresceu e hoje recebemos cerca de 2.000 cadeiras de rodas por ano.

Já foram 12.980 cadeiras de rodas distribuídas até hoje (Novembro de 2025) em 22 Distritos Rotários parceiros em todas as regiões do Brasil.

Para que o programa consiga distribuir essa quantidade de cadeiras e atingir essa amplitude territorial, contamos com diversos parceiros que nos apoiam

Desde o início as cadeiras de rodas foram distribuídas com a auxílio voluntário e financeiro dos Rotary Clubs e Distritos Rotários, inicialmente somente do distrito 4630, mas a partir de 2017 passamos a fazer parcerias com outros Distritos Rotários e a cada ano aumentamos o número de Distritos e Rotary Clubs envolvidos no programa. Hoje são 22 dos 31 Distritos Rotários no Brasil e mais de 1600 rotarianos habilitados a receber e distribuir cadeiras de rodas da Free Wheelchair Mission.

Ao longo dos anos também tivemos inúmeras empresas e instituições envolvidas com as distribuíções, seja fornecendo produtos e serviços ou com o patrocínio financeiro, seja no programa como um todo ou no apoio local, junto aos Rotary Clubs.

Também formalizamos em 2021 a parceria com a SESAI – Secretaria de Saúde Indígena, que nos permite chegar nas aldeias indígenas e nos apoia com profissionais da saúde e logística para conseguir atender essa população tão vulnerável.

Nossa Trajetória em Expansão

Esta tabela acompanha a evolução do programa Mobilidade Para Todos, nossa parceria com a Free Wheelchair Mission. Cada número representa uma vida ganhando mais independência.

Destaques da Nossa História:

  • Pioneirismo (2005-2018): Começamos por Maringá, distribuindo nossas primeiras 4.338 cadeiras de rodas.

  • Crescimento (2020+): A partir de 2020, aumentamos significativamente nosso impacto.

  • Expansão Nacional (2024 e 2025): Inauguramos os centros de Fortaleza e Manaus, levando mobilidade com mais eficiência para o Nordeste e Norte.

Status Atual:

  • Até novembro de 2025, já recebemos 12.980 cadeiras.

  • Com a previsão de 1.952 cadeiras para inicio de 2026, nosso impacto total chegará a 14.932 doações.

Seguimos expandindo para levar dignidade a cada vez mais brasileiros.

Nossa parceria com a SESAI

Desde 2021, o programa Mobilidade Para Todos já proporcionou maior independência e dignidade a comunidades indígenas por meio da doação de 1.267 cadeiras de rodas e 307 cadeiras de banho. Esses recursos foram distribuídos em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), abrangendo 24 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) (dados atualizados até novembro de 2025).

Nosso compromisso é levar mobilidade a todos os cantos do país. Atualmente, estamos finalizando o cadastro do DSEI Porto Velho, nosso 25º distrito beneficiado, onde as cadeiras de rodas serão entregues em breve.

Com um total de 34 DSEIs no Brasil, estamos perto de concluir esta missão inicial, restando apenas 9 distritos para serem integrados ao programa. Seguimos firmes no objetivo de não deixar ninguém para trás.

Nossos Parceiros

Mobilidade Para Todos

Como o programa funciona:

Premissas do Programa


Acesso à Mobilidade:
Acreditamos que todas as pessoas devem ter acesso a uma cadeira de rodas adequada para garantir sua mobilidade e qualidade de vida.

Inclusão Social: Buscamos promover a inclusão social, permitindo que indivíduos com dificuldades de locomoção participem ativamente em suas comunidades.

Parcerias Estratégicas: Estabelecemos parcerias com a Free Wheelchair Mission e outras organizações para garantir a distribuição eficiente e equitativa de cadeiras de rodas.

Procedimentos do Programa

Divulgação aos Parceiros: Os Distritos Rotários e DSEIs divulgam o programa aos Rotary Clubs e Polos Sanitários para que realizem o treinamento e se habilitem a participar.

Treinamento I: Os Rotary Clubs e Polos realizam o Treinamento I, abordando entrevista, medição, avaliação e cadastro do pedido no sistema. Após o treinamento, cada Rotary Club e Polo habilitado recebe acesso ao sistema para solicitar cadeiras e cadastrar os beneficiários. Os contatos dos Rotary Clubs e Polos ficam disponíveis no site para que pessoas que necessitam de cadeira de rodas possam entrar em contato e fazer a solicitação.

Visita aos Beneficiários e Cadastro: Os parceiros visitam os beneficiários, realizam entrevistas, medições, tiram fotos e recolhem assinaturas em documentos, cadastrando-os em nosso sistema.

Análise dos Pedidos: Uma equipe analisa cuidadosamente cada pedido para determinar se podemos doar a cadeira solicitada para o beneficiário cadastrado.

Aprovação e Confirmação: Pedidos aprovados e confirmados resultam na etiquetagem, separação e envio das caixas das cadeiras desmontadas aos parceiros.

Treinamento II: Realizamos um segundo treinamento, focado na montagem, ajuste, entrega e prestação de contas das cadeiras.

Montagem das Cadeiras: Os parceiros montam todas as cadeiras de acordo com as medidas registradas durante a entrevista.

Revisão das Cadeiras: Uma equipe revisa minuciosamente todas as cadeiras montadas para garantir sua qualidade e conformidade.

Entrega e Orientação aos Beneficiários: As cadeiras são entregues aos beneficiários, ajustadas conforme necessário, e os parceiros fornecem orientações sobre o uso da cadeira, exercícios para alívio de pressão, leitura do manual e manutenção da cadeira. Também tiram fotos, realizam entrevistas e compartilham a mensagem da Free Wheelchair Mission.

Prestação de Contas: Após a entrega, os parceiros registram a entrevista e a foto como prestação de contas. Essas informações são compartilhadas como notícia no site do programa, destacando as “Últimas Entregas”.

REGRAS DO PROGRAMA


SOBRE OS BENEFICIÁRIOS (PESSOA FÍSICA)
Para receber doações de cadeiras de rodas, os beneficiários devem cumprir os seguintes critérios:

  1. Ser de baixa renda;
  2. Ter controle de tronco e ser capaz de permanecer sentado;
  3. Informar se possui lesões de pressão (úlceras de pressão);
  4. Apresentar atestado médico ou declaração do cuidador;
  5. Autorizar o registro de fotografias e assinar a Autorização do Uso de Imagem.

SOBRE OS BENEFICIÁRIOS (PESSOA JURÍDICA)
Pessoas jurídicas, como hospitais, unidades básicas de saúde, asilos e escolas com atendimento ao público com dificuldade de locomoção (como ANPR), podem ser contempladas com até duas cadeiras, desde que atendam aos seguintes requisitos:

  1. Apresentar ofício da entidade solicitando as cadeiras;
  2. Apresentar termo de uso da imagem.

ROTARIANOS E POLOS SANITÁRIOS INDÍGENAS
Os Rotary Clubs e Polos habilitados devem observar as seguintes diretrizes:

  1. Somente Rotary Clubes e Polos habilitados podem participar do programa;
  2. A participação nos treinamentos é obrigatória;
  3. Cabe ao rotariano e/ou agente de saúde indígena (no caso dos polos), entrevistar, medir e preencher o formulário pessoalmente;
  4. As informações devem ser incluídas na página de solicitação de cadeira de rodas;
  5. Documentos para pessoa física (atestado médico, uma foto de corpo inteiro e autorização de uso de imagm) devem ser enviados no sistema;
  6. Documentos para pessoa jurídica (ofício, termo de compromisso e autorização de uso de imagem) devem ser enviados no sistema;

TREINAMENTOS E AUDITORIA
Procedimentos relacionados aos treinamentos e auditoria incluem:

  1. A cada carregamento serão oferecidos dois treinamentos e participação de pelo menos dois membros do clube será obrigatória;
  2. As cadeiras devem ser entregues montadas e ajustadas de acordo com o beneficiário;
  3. Após o recebimento das cadeiras, o Rotary Club e/ou Polo deverão informar a data em que as cadeiras de rodas estarão montadas para que seja agendada a auditoria;
  4. Rotary Clubes e/ou Polos serão auditados para verificar a montagem e entrega das cadeiras;
  5. Para prestação de contas, é necessário preencher um formulário online na página “Prestação de Contas” com uma foto do beneficiário depois de receber a cadeira de rodas e ser contado um breve relato da entrega de acordo com o treinamento e roteiro;
  6. Somente o representante de cada parceiro receberá o acesso para fazer os pedidos, cadastro de beneficiários e prestação de contas.

CADASTRO DE BENEFICIÁRIOS
Procedimentos relacionados ao cadastro de beneficiários:

  1. O representante designado por cada um dos nossos parceiros (Rotary Clubs e Polos) receberá um usuário e senha para acesso ao ambiente de solicitação de cadeiras;
  2. Para acessar o ambiente, faça login no menu “Login” e entre no “Painel”.

Distritos Parceiros